quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Presépio e São Francisco de Assis

Olá pessoas de Deus, Paz e Bem!

Já estamos quase encerrando o Tempo Comum na liturgia da Igreja e assim, estaremos mais próximos de celebrar o nascimento do Menino Jesus. Você já teve curiosidade de saber sobre o presépio? Sim, então vamos conhecer mais um pouco?!

O Presépio do Menino Jesus

Em nossas casas cristãs, enfeitamos o presépio e o pinheirinho. E ali oramos em família o Santo Terço, fazemos a Novena de Natal com nossos vizinhos e amigos. Mas você sabe quando começou essa lindo costume de enfeitar o Presépio? Foi assim…

São Francisco e o Presépio
Na época que São Francisco viveu a maioria das pessoas não sabia ler e, por isso, não podiam ler a Bíblia. Nas igrejas, as Missas eram rezadas em latim e quase ninguém entedia o que o padre dizia. Eram as pinturas nas igrejas que contavam as histórias da Bíblia. São Francisco de Assis que sabia ler, andava de um lado para outro contando a história de Nosso Senhor e repetindo suas palavras.
Num ano, 1223, Francisco se deu conta que as pessoas não conseguiam imaginar como Jesus nasceu pobrezinho, numa manjedoura, já que na maioria das pinturas das Igrejas, estava vestido como um príncipe no colo de Nossa Senhora vestida de rainha. Eles pintavam assim, em consideração a Jesus e Maria estarem já no Céu, na glória… Daí São Francisco de Assis teve a ideia de fazer o presépio, usando pessoas da vila e os animais para a linda encenação!


Desde então, os cristãos começaram a montar presépios para recordar aquela noite santa do primeiro presépio, assim como fez São Francisco. E, nas nossas igrejas católicas, o Bispo, os padre, na noite de Natal, quando os sinos anunciam o nascimento do Senhor, levam o menino Jesus em procissão, com velas iluminando o caminho, até o Presépio. É Natal! O Menino Jesus nasceu para nós!
São Francisco… Rogai por nós!

#TamuJunto, Paz e Bem! 

(Daqui para o Natal, aprofundaremos sobre o tema, aguarde!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário